quarta-feira, 2 de junho de 2010

pra ser feliz,


Durante toda sua vida você procura ser feliz. Achar o emprego certo, o amor certo, as amizades certas. E durante toda a sua vida acumula milhões de historias, e muitas delas de derrotas, de lágrimas e enfim, de superação.


O que isso quer dizer? Simples, na busca incessante pela felicidade construimos degraus e são exatamente esses degraus que nos lembraremos a vida toda. Afinal, pra se alcançar a felicidade precisamos da tristeza. A dor incomoda, mais é alimento pro sucesso.


Minha irmã me perguntou um dia desses se eu já havia tentado escrever sobre coisas felizes. E eu fiquei refletindo sobre isso durante todos esses dias. Quando se está feliz, não há tempo pra mais nada. Se está feliz e pronto. Você sorri por nada, passa o dia cantarolando, nada te abala e as cores são mais vibrantes ao seu redor. Você não procura ninguém pra te dizer coisas que você quer escutar. Pelo contrário, você quer falar, dividir suas alegrias, afinal, todos sabemos falar sobre coisas felizes.


E quando se está triste? E quando a dor que habita dentro dentro de você é tão grande que chega a, de fato, dar um nó na garganta? Quem consegue explicar aquela vontade insustentável de chorar por horas, pra ver se toda a tristeza sai de dentro de você? E o que você mais quer quando seu mundo, já monocromático, vem ao chão? Não há remédio melhor pra tristeza do que ouvir de alguém exatamente aquilo que nossas lágrimas não nos deixam falar. Por experiência própria digo, não há nada melhor pra um triste do que palavras que expressem exatamente os fonemas úmidos que escorrem de seus olhos.


Por isso escrevo. Tudo o que escrevo é pensando exatamente no que eu gostaria de ler caso me sentisse só diante da dor. E não existe nada mais doloroso do que a incompreensão. Precisamos ser fortes, precisamos de apoio, precisamos muito mais de nós. A dor me inspira. A dor me ensina. A dor me movimenta.


Não que eu seja adepta a sofrer. Jamais! Não há nada melhor no mundo do que viver momentos em que estamos tão felizes que nos falta o ar. Mas a felicidade não ensina, não deixa rastros. A felicidade se esvai, como fumaça. Nossas lembranças são compostas muito mais de experiências ruins, do que boas. Enquanto o riso vai para fora de nós, alto, escandaloso, feliz; as lágrimas que escorrem por nossos rostos são absorvidas pelas pele e ficam entre lembranças e sonhos. A tristeza te motiva a ser feliz.


Essa dor que sente agora. Dói de maneira a te fazer querer encarnar em qualquer objeto inanimado, em dormir por semanas e acordar só depois que tiver acabado, ou talvez voltar no tempo, fazer diferente, perder a memória ... Essa dor, caro amigo, passa. Ela é o degrau de que te falei e você precisa dela pra se levantar e ser feliz. Você vai chorar, achar que é irremediável, mas acredite, vai passar ! E você vai ser feliz, vai sorrir, gargalhar e se apaixonar até ter outro desejo de felicidade e ir atrás dele, construindo outra escada, com outras dores...


À minha irmã, deixo a resposta a sua pergunta sobre o que me inspira. A meu amigo, deixo aqui minhas palavras de conforto a essa dor que parece interminável mas que vai passar e, se você tomar as decisões com calma, sairá muito melhor desse degrau. E à você, que me lê com os olhos cheios de lágrimas e o coração cheio de desesperança, deixo palavras de quem um dia já sofreu muito e que aprendeu a lidar com a dor. Hoje, continuo aqui, afinal todos os dias levanto com vontade de uma felicidade diferente. E sei que na dor está o segredo da vitória, afinal, nada mais humano do que chorar e nada mais incrível que sentir.



Dedicado à Dayanne Martins de Almeida e Fernando Ramalho .


Um comentário:

  1. Ray, mto liinda sua mensagem *--*
    meus olhos encheram d'agua no final, tocou meu ♥

    Bjus.. continue escrevendo msgns liindas assim!!!

    ResponderExcluir